segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Infância

Outubro é o mês das crianças, e por isso, o cineclube Carcará apresenta uma mostra dedicada à infância. Serão exibidos seis filmes, nos dias 20, 22 e 23 de outubro, às 15 horas, no Auditório da Biblioteca Central da UFV (BBT-UFV), que retratam de formas diferentes este período importante para a formação psicológica do ser humano.


O filme brasileiro dirigido por Cao Hamburger, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, inaugura o evento, no dia 20, mostrando a vida de um garoto que ao ter seus pais exilados do país deve ir morar com seu avô paterno. No entanto, este morre, e Mauro acaba residindo na casa de um velho e solitário judeu. Bem aceito pela crítica, o longa demonstra o caráter sonhador das crianças, assim como as diferenças entre gerações e culturas.


Após a produção brasileira, o longa-metragem americano Gummo, dirigido por Harmony Korine, demonstra a vida de diferentes crianças em um subúrbio de uma pequena cidade. Marcado por sua atmosfera estranha e imagens chocantes, o filme apresenta cenas paralelas que, em comum, representam uma infância problemática e sem a presença dos pais.


A mostra  segue no dia 22, também às 15 horas,  trazendo a questão da sexualidade durante a infância. Tomboy exibe, em suas primeiras cenas, um garoto bem-relacionado com seus pais e irmã. Porém, com o decorrer do filme, percebe-se que o protagonista trata-se de uma menina. Dirigido por Céline Sciamma, o longa-metragem demonstra bem e propõe um debate a respeito dos papeis sexuais quando se é criança.


Logo em seguida será exibido Os Incompreendidos, grande filme de François Truffaut, com a história da infância de Antoine Doinel, alter ego do próprio diretor. O comportamento rebelde do garoto é tratado no longa-metragem como reflexo de sua carência pelo carinho e atenção dos pais, que o desprezam e negligenciam em razão de seu péssimo rendimento escolar.


No ultimo dia da mostra, 23, Precisamos Falar Sobre o Kevin exibe os conflitos entre mãe e filho. O filme se trata de uma adaptação, feita pela diretora Lynne Ramsa, afetada do contido livro de Lionel Shriver. Suas cenas tensas contam aos poucos a história de Eva e seu complicado filho primogênito Kevin.


Para encerrar, segue em sequencia o filme de Wes Anderson, Moonrise Kingdom, que conta a história de Sam e Suzy, duas crianças que se sentem deslocadas em meio as pessoas de uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. O longa-metragem se trata de um típico filme do diretor, com um humor irônico e belas cenas.

Divirta-se!

No facebook: on.fb.me/RrdkHG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários