segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mostra dos Sonhos


Matéria-prima da psicologia moderna e inspiração para antiquíssimas crenças, mitologias universais e diversas expressões artísticas, os sonhos são o tema da próxima mostra do Cineclube Carcará, a ser realizada nos dias 15, 17 e 18 deste mês de setembro.




Às 15h do dia 15, começamos com o curta-metragem Um Cão Andaluz (Un Chein Andalou). Estreia de Luís Buñuel como diretor, o filme foi lançado num período de crise da razão e ápice das vanguardas europeias, em 1928. Bem ao gosto do surrealismo, apresenta uma sucessão de imagens extraídas de sonhos do próprio Buñuel e de Salvador Dalí, rompendo com toda a lógica e linearidade da narrativa comum.




Em seguida, ainda no sábado, vamos exibir Sonhando Acordado (La Science des Rêves), de 2006, dirigido por Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças). Stephane Miroux frequentemente não consegue enxergar os limites entre sonho e realidade. Quando dorme, torna-se o apresentador do programa "Stephane TV", em que explica sua "ciência dos sonhos" na frente de câmeras de papelão. Na vida real, enfrenta relações não menos confusas com a vizinha Stephanie e sua amiga Zoé, além de um trabalho entediante numa editora de calendários.




A mostra volta na segunda-feira, dia 17, às 15h, com Paprika (Papurika, 2006) de Satoshi Kon. Dr. Tokita inventa um aparelho que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. No entanto, antes de seu uso ser legalizado, ele é roubado. Enquando vários pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Paprika tenta descobrir quem está por trás de tudo isso.




Logo depois, às 16h45, seguiremos com Quando Fala o Coração (Spellbound), dirigido por Alfred Hitchcock e lançado em 1945. Nele, Dr. Murchison é afastado do seu cargo em um hospital psiquiátrico por problemas de saúde. Seu substituto é o jovem dr. Edwards, que logo começa a levantar suspeitas acerca de sua identidade. Um estranho sonho, cuja representação teve a contribuição de Salvador Dalí, é uma das pistas para a solução desse suspense.




Na terça-feira 18, também às 15h, encerramos com Sonhos (Yume, 1990), de Akira Kurosawa, um filme dividido em oito sonhos que o próprio cineasta teve em distintos momentos de sua vida, representados em belas imagens.

Bom proveito e bons sonhos!


No facebook: http://on.fb.me/TNacJ7

2 comentários:

Comentários