quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fã Cine Monty Python

por Rodrigo Castro


O que esperar de uma série que influenciou desde Douglas Adams, autor d'O Guia do Mochileiro das Galáxias, até Trey Parker (bio em inglês) & Matt Stone (bio em inglês), criadores do desenho-mega-sucesso-politicamente-incorreto South Park? T-u-d-o! Monty Python, cujo primeiro episódio foi ao ar em 5 de outubro de 1969 na televisão britânica como parte do show de sketches do Monty Python's Flying Circus, ainda hoje encanta e anima o público em todos os cantos do mundo. A série durou, na TV, 45 episódios em 4 temporadas, e virou verbete nos dicionários de língua inglesa: pythonesque. O grupo original era formado por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones, além de Terry Gilliam, cartunista da revista Mad - que inclusive tem uma edição brasileira.

A escolha de Monty Python para o Fã Cine do mês se deveu principalmente à versatilidade do grupo. Se no Fã Cine de outubro homenageamos uma dupla, fato por si só já muito relevante, dessa vez optamos por uma espécie de coletivo de arte cujo sucesso extrapolou as telas das TVs do Reino Unido. Além do cinema, com alguns filmes que você poderá assistir este mês no Carcará, os Pythons, como também são reconhecidos, fizeram e fazem sucesso também no teatro, com um musical montado na Broadway desde 2005, além de álbuns de música com diversos temas da série. Os Phytons ficaram eternizados pelo humor ácido e inteligente, as finíssimas ironias com tudo e todos, além de todo o aspecto non-sense e absurdo de suas produções.

Você pode assistir aos dois filmes em exibição no Carcará no dias 11 e 18 de novembro. A Vida de Brian será o primeiro, dia 11, às 16h e depois às 18:30h; na semana seguinte, dia 18, O Sentido da Vida, nos mesmos horários. O filme Em Busca do Cálice Sagrado também foi exibido, no dia 4 de novembro.

Um comentário:

  1. Ainda bem que vocês não disseram que é o "Casseta e Planeta inglês". Ainda mais depois da decadência pós-Bussunda...

    ResponderExcluir

Comentários