quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vida longa ao nosso Salvador, Brian

por Rodrigo Castro

Filmes sobre religião e sempre causam polêmica. Dogma, Jesus Camp, A Paixão de Cristo e até mesmo O Código da Vinci são alguns dos inúmeros exemplos sobre o tema. A Vida de Brian, produzido por Terry Jones em 1979 - o quarto filme dos Python -, não poderia ser diferente. Entre acusações de blâsfemia pela própria produtora inicial do filme (EMI, que acabou desistindo do projeto, posteriormente financiado pelo beatle George Harrison) e aplausos calorosos dos fãs, o filme retrata uma história muito familiar a todos: um messias atrapalhado é seguido por diversas pessoas fanáticas, que prestam-lhe homenagens e reverenciam suas frases "proféticas". Lembrou de alguém (ou alguens)?

- Oh...my...God!
O crítico do site CineRepórter, Rodrigo Carreiro, não poderia ter sido mais eficaz ao descrever o filme: "'A Vida de Brian' é um dos filmes mais engraçados jamais produzidos na história do cinema." Opinião isolada? Definitivamente, não. O filme foi eleito a melhor comédia de todos os tempos do cinema numa pesquisa feita pelo Channel Four do Reino Unido. George Harrison, que ajudou a tirar o filme do papel, faz até uma ponta no filme como o Sr. Papadopolous. Precisa de mais? O fato é que A Vida de Brian vai muito além de uma simples sátira à religião cristã, como diz Carreiro em sua crítica - ele perpassa todas as religiões, além da política, a história da humanidade e o próprio cinema, sem esquecer, é claro, do humor incomparável dos Python.
Antes de terminar, duas curiosidades muito interessantes: a) os seis integrantes da trupe do Monty Python interpretam simplesmente 40 papeis diferentes no filme; e b) o filme foi inspiração para a criação de um prêmio de cinema que foi entregue em Veneza, durante o Festival de Cinema de Veneza, o Prêmio Brian, que foi entregue ao filme mais racional/ateísta que estivesse competindo no Festival.

Abaixo você confere a crítica de Anthony Oliver Scott (em inglês), do New York Times, sobre o filme A Vida de Brian, reproduzida do site Uol Mais.
A Vida de Brian será exibido dia 11 de novembro, quinta-feira, às 16h e 18:30h, no Cine Carcará - porão do Centro de Vivência da UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários