Mostras

Entender as mostras do Carcará é um bom caminho para compreender a motivação das escolhas dos filmes. Se alguma vez você se perguntou "por que o Carcará nunca passou a sextologia do Star Wars?", você pode receber uma resposta do tipo "pra que a gente não tenha que abrir a sala pra um monte de louco fantasiado de Darth Vader e Obi-Wan" - ou pode entrar aqui e descobri-la você mesmo.
Projeto Fã Cine
O que Michael Haneke, Lars von Trier, Alfred Hitchcock e Wes Anderson tem em comum? Talento, e isso é o que basta para que um cineasta seja homenageado pelo Projeto Fã Cine. Um pouco de excentricidade, manias absurdas e fobias esquisitas também é recomendável. Os maiores nomes da direção de filmes são o tema desta mostra, uma das marcas registradas do Carcará.

Supernova
Clássicos modernos - talvez esta seja a melhor definição para os filmes exibidos nesta mostra. Por modernos entenda-se novos, não necessariamente da época chamada de Modernismo (aquela, do século passado...), mas sim que não tenham muito mais do que 15 anos de existência - 17, vá lá. Com filmes novos esperamos atrair a atenção para novos talentos do Cinema, como diretores, atores, roteiristas e toda a trupe que se envolve nesta arte.

Mostra X
A mostra X é, no fundo, no fundo, uma mostra coringa. É como denominamos uma mostra que entra na programação que não tenha uma continuidade como as outras tem. Do Livro às Telas trata de adaptações cinematográficas de livros. Das Telas às Telas, da vida de artistas plásticos. Segunda Trash é autoexplicativa. Então, o que é a Mostra X? Pode ser tudo. É, como já dito, uma mostra coringa. Tem uns documentários legais sobre a Segunda Guerra Mundial? Bota na Mostra X. Achou um monte de filme sobre serial killers? Mostra X. Descobriu que nos anos 1920 realizavam filmes eróticos ao ar livre? Mostra X neles!

Do Livro às Telas
Todo mundo já leu algum livro que pensou que pudesse dar um bom filme. Todo mundo já viu filmes adaptados de livros. E a eterna discussão sobre o que é melhor, a obra escrita ou vista, continua a acalorar discussões em todos os cantos do mundo. Longe de querer provocar ainda mais esse debate, as mostras Do Livro às Telas apenas buscam exibir no cinema grandes clássicos filmados baseados em livros igualmente clássicos. Isso significa que você não assistirá a Harry Potter ou a Saga Crepúsculo? Sim, exatamente. O filme não precisa ser, necessariamente, uma obra-prima como o livro. Já este sim, precisa ser único, incomparável.

Das Telas às Telas
Esta mostra contou com apenas uma edição até agora, mas tudo indica que terá continuidade. Afinal, assim como a Literratura, as Artes Plásticas sempre deram, dão, e continuarão a dar bons frutos à sociedade. E assim como a mostra Do Livro às Telas, prezamos pelos artistas que marcaram a história da arte no mundo.

Segunda Trash
Quem disse que filmes trash não tem valor? Zé do Caixão, Tromeu Productions, Cristine, o carro assassino... sétima arte é sétima arte, e não poderíamos deixar de fora este nicho de público, aficcionado por filmes, digamos, pouco convencionais, como A Camisinha Assassina e Mangue Negro. Os filmes trash despertam a curiosidade de muita gente, seja para confirmar se são realmente ruins, seja para descobrir pérolas escondidas pelo mundo afora, ou simplesmente para fruir mesmo - até porque, como todos sabemos (o que não significa que é verdade), gosto é gosto, e não se discute.


Cine Volta ao Mundo
Quem dera todos pudessem viajar mundo afora conhecendo cada peculiaridade que compõe nosso planeta...mas o que todos podem fazer é prestigiar o Cine Volta ao Mundo, que é claro, não substitui uma viagem - de preferência com acompanhante - para os cantos da Terra, mas traz para as telas do Carcará o melhor da produção cinematográfica dos seis continentes. O melhor de tudo: os Estados Unidos da América, pelo menos nessa mostra, não fazem parte do nosso mapa.