domingo, 1 de maio de 2011

I Semana de Maio no Cineclube Carcará

Metade do período já se foi com mais pessoas do que nunca se sentando nas poltronas do Carcará. Depois do sucesso do vídeo-debate com Rodrigo Mac Niven e Paula Xexéo, diretor e produtora do filme Cortina de Fumaça, respectivamente, o Cineclube Carcará volta à normalidade em maio. Serão três semanas com filmes do Oriente Médio, adaptações do livro de Stieg Larsson e um fã cine do genial Christopher Nolan fechando a programação do mês.
Mostra X Expresso do Oriente

Pessoas diferentes, em diferentes momentos, nos cobraram uma mostra com o tema Oriente Médio, e depois de algumas desculpas (válidas, por sinal), finalmente resolvemos realizá-la. Apesar do recorte ser pequeno, apenas três filmes, tentaremos dar conta da relevância cinematográfica que o Oriente tem para o mundo cinematográfico. Além de ser considerada uma região estratégica para diversos grupos político-econômicos (geralmente com interesses escusos), é também um berço de grande representatividade histórica e artística da humanidade - e os três filmes que serão exibidos nesse mês comprovam isso. Quem sabe uma mostra maior sobre os lados de lá não sai nos próximos meses...

5/5
O Limoeiro
de Eran Riklis - Israel/Palestina - 106min

12/5
A Cor do Paraíso
de Majid Majidi - Irã - 90min

19/5
O Colar Perdido da Pomba
de Nacer Khemir - Tunísia/França - 87min


Do Livro às Telas Stieg Larsson

Stieg Larsson morreu em 2004 sem desfrutar da fama que sua trilogia lhe rendeu mundo afora ao bater a cifra dos 15 milhões de exemplares vendidos. O jornalista sueco foi um dos mais destacados da área política em seu país, fundando inclusive uma revista que tratava de questões fascistas e racistas - alguns dos temas de seus livros. O ataque fulminante que lhe roubou a vida serviu também para a construção de um novo mito da literatura. Os lucros provenientes da venda da Trilogia Millenium são agora disputa entre a família do autor e sua ex-namorada.

6/5
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
de Niels Arden Oplev - 154min

13/5
A Menina Que Brincava Com Fogo
de Daniel Alfredson - 129min

20/5
A Rainha do Castelo de Ar
de Daniel Alfredson - 148min


Fã Cine Christopher Nolan

Christpher Nolan é, desde sempre, um sucesso de crítica e público. Desde seus primeiros curta-metragens até os últimos estouros de bilheteria causados pela franquia de Batman o cineasta britânico-estadunidense é aclamado por onde passa. Os três filmes selecionados para sua mostra não são como Batman ou O Grande Truque, mas com certeza agradarão ao público. Acostumado a lidar com temas sempre ligados à mente humana, Nolan é um dos poucos cineastas mainstream que conseguem realizar um trabalho autoral, digno da Sétima Arte.

7/5
Following
69min

14/5
A Origem
148min

21/5
Amnésia
113min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários