domingo, 13 de março de 2011

Zeitgeist Day em Viçosa


Em 15 de janeiro de 2011, aproximadamente 300 grupos independentes realizaram simultaneamente exibições do documentário Zeitgeist: Moving Forward – O futuro é agora em mais de 50 países, abrangendo quase 30 idiomas. O premiado e controverso documentário do diretor americano Peter Joseph, intitulado Zeitgeist: The Movie (2007) obteve cerca de 100 milhões de exibições online em seu primeiro ano de exibição. Sua sequência, o documentário Zeitgeist: Addendum (2008), foi lançado no Artivist Film Festival em Hollywood, EUA. Como seu predecessor, esta segunda obra foi igualmente um grande fenômeno da Internet, com mais de 50 milhões de exibições durante seu primeiro ano.
A partir deste segundo documentário, surgiu o Movimento Zeitgeist, uma ação social mundial, já com quase 500 mil voluntários, em torno de 200 países. Seu objetivo é tornar concreta uma transição da cultura e da economia monetária atual para um novo paradigma global verdadeiramente sustentável, fundamentado na ciência. Zeitgeist: Moving Forward – O futuro é agora é uma manifestação artística e informativa com o mesmo foco. Em seu conteúdo, destacam-se três temas centrais: comportamento humano, economia monetária e ciência aplicada à sociedade. Colocados juntos, o filme cria um modelo que facilita o entendimento do atual paradigma social e por que é crucial superá-lo. Uma alternativa prática, extrapolando as obsoletas leis de mercado, é apresentada como uma solução viável. Este novo paradigma social chama-se “economia baseada em recursos”.

O quê: Exibição do longa-metragem Zeitgeist: Moving Forward – O futuro é agora, com a oportunidade de debater com os presentes, após a exibição.
Quando: 15 de março de 2011, às 13h00.
Onde: Cineclube Carcará, no porão do Centro de Vivência, campus UFV.
Por quê: Este assunto irá transcender as questões de fronteiras culturais e dos fundamentos econômicos e políticos atuais, tratando dos problemas em suas origens, e ainda apontando uma solução tecnicamente viável.

Mais informações

2 comentários:

  1. Valeu galera, ja enviei por email as artes pra fazer o cartaz, só troquem pra mim o link do suburbano digital para : http://suburbanodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tbm postei la no suburbano juntamente c/ trailer e mapa de ZDay's pelo mundo.
    de RT no @Raonigeo
    abraços

    ResponderExcluir

Comentários