quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Maratona-retrospectiva 2010 do Cineclube Carcará

Prepare seu mega balde de pipoca e o refri de sua preferência - ou simplesmente leve dinheiro pra comprar comida no DCE Bar: vai começar a Maratona-retrospectiva do Carcará. Foram 102 votos em seis semanas, e os escolhidos serão exibidos dia 4 de dezembro, a partir das 9h da manhã. Tá de bobeira em Viçosa? Passou em tudo na UFV, e tá só esperando o ônibus pra ir pra casa? Vai fazer prova final na semana que vem e ainda nem contou pro seu pai? Vem pro Carcará e dá uma espairecida nas suas preocupações mundanas efêmeras...

por Rodrigo Castro


Finalmente acabou o período de votação nos filmes, e neste sábado, 4 de dezembro, o último da UFV pra quem já pode ligar pra mãe e dizer "Tô voltando", ou o primeiro de uma semana desagradável de provas finais, será realizada a Maratona-retrospectiva 2010 do Cineclube Carcará. Para quem não sabe do que estamos falando é só clicar no link anterior. Lá tem informações mais detalhadas sobre a ideia e como foi feita a seleção dos filmes. De qualquer modo, aqui vai novamente uma breve expicação.

A Maratona-retrospectiva será, como o nome já indica, uma maratona - serão exibidos seis filmes em turnos de dois, com pequeno intervalo entre os turnos - de filmes que fizeram parte do ano de 2010 no Cine Carcará. Cada filme representa uma mostra temática (Fã Cine, Do Livros às Telas, Mostra X, etc), e a votação foi realizada pelo público após uma prévia seleção pelos membros do Cineclube Carcará. "Mas por quê?", podem alguns perguntar. Simples: cada mostra tem, no mínimo, geralmente, quatro filmes. Considerando-se o grande número de mostras realizadas no ano, ficaria inviável criar enquetes com todos os filmes de todas as mostras para o público votar.

No total, foram 102 votos em seis semanas de enquetes. A primeira foi a que teve mais votos (38) e também a que teve mais concorrentes. Ganhou Festim Diabólico, com onze votos. Na segunda, Brüno, do premiado comediante Sasha Baron Cohen, foi o eleito numa disputa entre dois filmes apenas (o outro concorrente era Amor Estranho Amor), e levou sete dos doze votos da enquete. Na terceira semana de votação o clássico Butch Cassidy & The Sundance Kid (ainda descobriremos porque, no Brasil, suprimiram o "& The Sundance Kid") faturou seu lugar ao Sol com oito dos 16 votos dados na enquete.

Na segunda parte da votação, O Segredo de Seus Olhos, premiadíssimo filme argentino que inclusive levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010, foi o vencedor de sua eleição com sete votos. Um Drink no Inferno, representando a mostra Segunda Trash, veio na semana seguinte juntamente com seus seis votos em treze. Por último, fechando a votação para os filmes da Maratona-retrospectiva, Karamazovi - você pode conferir o trailer aí do lado esquerdo -, do jovem Petr Zelenka, baseado na obra Os Irmãos Karamazov, do insuperável Fiódor Dostoiévski, foi o mais votado numa eleição também entre apenas dois concorrentes - e seu concorrente era nada mais nada menos que O Poderoso Chefão, clássico filme sobre a máfia italiana dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro homônimo de Mario Puzo.

Abaixo você pode conferir os horários da Maratona-retrospectiva, dia 4 de dezembro:

9:00h às 10:30h
Brüno

10:30h às 12:40h
O Segredo de Seus Olhos

14:00h às 15:50h
Um Drink no Inferno

15:50h às 17:40h
Butch Cassidy & The Sundance Kid

19:00h às 20:30h
Festim Diabólico

20:30h às 22:20h
Karamazovi


Não se esqueça: a Maratona-retrospectiva será realizada dia 4 de dezembro, sábado, a partir das nove horas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários