quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sem descanso nos feriados

por Rodrigo Castro


O Carcará não descansa nos feriados, e por isso nessa sexta já começamos a programação de Outubro, que terá uma peculiaridade: duas mostras Do Livro às Telas, homenageando dois gênios da literatura: aos sábados, a partir do dia 9 de outubro, Fiódor Dostoiévski e suas obras-primas darão um toque de existencialismo ao cinema. As adaptações de quatro livros do russo serão exibidas sempre às 17h; e aos domingos, a partir do dia 17 de outubro, J. R. R. Tolkien, criador do épico moderno O Senhor dos Anéis, com exibições das versões estendidas dos filmes às 13:30h.


Nas quintas de outubro volta ao Carcará a mostra Cine Volta ao Mundo, com oito filmes de diversos países - portanto, fique atento para não confundir dias e horários, pois a mostra começa no próximo dia 7! Argélia, Bélgica, Peru e até o Vietnã foram alguns dos países contemplados pela mostra. Destaque para o filme Caçado, da Coréia do Sul, muito aclamado em todos os cantos do planeta. 


Jeff Bridges,
o Grande Lebwski
Nas sextas, e já começando dia 1º - depois de amanhã, um Fã Cine há muito tempo desejado pela equipe que monta a programação do Carcará: Joel & Ethan Coen e seus fantásticos filmes são os homenageados do mês. Dentre os escolhidos, não deixe de assistir a O Grande Lebowski, que conta no elenco com Jeff Bridges em alta performance, além de ter se tornado um grande clássico do Cinema.


Nos sábados, começando no dia 9, uma mostra fantástica de um dos maiores escritores da história da literatura mundial: Do Livro às Telas - Fiódor Dostoiévski, começando com Crime e Castigo, um dos livros mais conhecidos do escritor e dirigido por Aki Kaurismäki, da Finlânfia, passando por O Idiota, adaptado pelo consagrado diretor japonês Akira Kurosawa, e Os Possessos, uma releitura da obra Os Demônios por parte do aclamado polonês Andrzej Wajda, até chegar à obra-prima de Dostoiévski, um dos maiores livros de todos os tempos: Os Irmãos Karamazov, que ganhou uma adaptação livre de Petr Zelenka (bio em inglês no Wikipedia), da República Tcheca, no filme Karamazov, nossa indicação desta mostra imperdível.


"Venha ver nós no Cine Carcará..."
Aos domingos, outra mostra Do Livro às Telas. A trilogia de O Senhor dos Anéis, criação de J. R. R. Tolkien, um verdadeiro épico, contará com as adaptações de Peter Jackson (bio em inglês no IMDb) para o cinema em suas versões estendidas - prepare-se para uma verdadeira maratona nos domingos, a partir do dia 17, pois cada filme tem mais ou menos três horas de duração (o último, na verdade, tem quase quatro). E não deixe de conferir também os filmes da Segunda Trash, que este mês será uma homenagem ao mês das crianças, com filmes que aterrorizavam as nossas vidas no fim da década de 1980 e começo da de 1990. Além disso, o Projeto Psicocine já está em seu quarto filme da mostra Encarcerados, e você pode conferir no blog do projeto mais informações sobre a mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários