quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mostra Especial de Aniversário - II Semana

por Rodrigo Castro

Os 41 anos do Carcará não poderiam ser comemorados de forma melhor: uma grande homenagem aos grandes sucessos do ano de 1969. Se no ano passado dedicamos um mês inteiro a quatro décadas de paixão pelo cinema, chegou a vez dos clássicos da sétima arte que marcaram o ano de fundação do cineclube serem exibidos neste nobre espaço.
A mostra começou na última quinta-feira com Sem Destino, dirigido por Dennis Hopper, e seguiu com o aclamado O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro - conhecido no exterior simplesmente por Antônio das Mortes, de autoria de um dos maiores cineastas do mundo, o baiano Glauber Rocha. No sábado, Quando Fala o Coração, do mestre do suspense Alfred Hitchcock, que, não podemos esquecer, é o homenageado do mês do Projeto Fã Cine, fechou a primeira semana de exibição.

A segunda semana não deverá nada em questão de qualidade à primeira. Butch Cassidy abre a quinta-feira internacional de filmes de 1969, um clássico de faroeste estadunidense, que conta com uma dupla de protagonistas extraordinária: Paul Newman (bio em inglês), um dos maiores nomes do gênero western e falecido há dois anos, e Robert Redford (bio em inglês), criador do maior festival de filmes independentes do mundo, o Sundance Film Festival.
Na sexta-feira, dando sequência aos filmes brasileiros de 1969, Matou a Família e Foi ao Cinema, de Julio Bressane. Bressane é um dos grandes nomes do cinema marginal brasileiro, e na década de 1970 fundou uma produtora de filmes de baixo orçamento juntamante com Rogério Sganzerla. O filme conta com Renata Sorrah no elenco, uma das maiores atrizes do cinema e da tevê brasileira.
Por fim, encerrando a segunda semana especial, O Festim Diabólico, dirigido pelo incomparável Alfred Hitchcock (bio em inglês), será exibido no sábado. De acordo com a página dedicada ao filme no Internet Movie Database, este foi o único trabalho em que James Stwart, um dos grandes atores parceiros de Alfred Hitchcock, se sentiu insatisfeito, pois considerou o papel inadequado.
Bom divertimento

2 comentários:

  1. muito bacana essa atualização com a síntese dos filmes da semana. =D curti.

    ResponderExcluir
  2. O conteudo do texto é bom, mas está cheio de erros gráficos! =P

    ResponderExcluir

Comentários