O filme de Julio Bressane é um dos grandes marcos do Cinema Marginal brasileiro. Matou a Família e foi ao Cinema reúne fragmentos de várias vidas, retratadas por uma câmera inovadora e ousada. O uso de molduras para enquadrar as cenas (através de portas e janelas) dão um tom voyeur ao filme, já que evidencia a postura de observador de quem está assistindo. Além de claramente contar com características conhecidíssimas do Cinema Marginal - baixo orçamento, rompimento da linguagem narrativa clássica do Cinema, atores-amigos, etc etc etc -, Matou a família... é um exemplo clássico dos filmes de Bressane: silencioso e provocante.
A trilha sonora, quando presente, foi colocada de maneira bem irreverente em relação às cenas que acompanha, já que normalmente estamos acostumados a entrar no clima do que vai acontecer através da trilha: Bressane corta essa sensação com trilhas às vezes totalmente desconexas com o que está acontecendo na cena. Um bom exemplo é a filha que mata a mãe por devido ao relacionamento lésbico que a mãe não aceita, quando, de repente,
Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá/ Oi terra boa pra se vadiar invade as telas e os ouvidos dos espectadores. Descontando alguns segundos em que as músicas caminham junto com as cenas, restam apenas diálogos, não muito complexos (e nem é a intenção), e muito, muito silêncio.
 |
Poster original do filme |
Os cortes e a falta deles também são inusitados, já que não seguem um padrão narrativo. Não há compromisso em manter um ritmo no filme, pelo menos não como estamos acostumados a ver. Alguns planos seguem longos, por um tempo, muitas vezes sem nem ao menos sons, enquanto outros são cortados rapidamente e alternados (um close, um plano geral, outro close, e assim por diante). Como há uso recorrente de molduras nas cenas, é comum que a câmera esteja fixa num ponto enquanto a ação se desenvolve em outro, fora da tela propriamente dita, causando estranheza - por sinal, é um recurso que lembra muito o que Michael Haneke faz em alguns de seus filmes, como Violência Gratuita e Benny's Video.
Matou a Família e foi ao Cinema será exibido hoje, sexta-feira, às 16h e 18:30h no Cine Carcará, e faz parte da Mostra Especial de Aniversário do Cineclube Carcará. Bom divertimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários