domingo, 25 de maio de 2008

Quando Emir Kusturica saiu de Sarajevo e conquistou o mundo!

por Inês Amorim

Emir Kusturica, um dos cineastas mais criativos do cinema da atualidade, nasceu em Sarajevo dia 24 de novembro de 1954. Sua carreira no cinema começou quando ainda estava no colégio, dirigindo filmes independentes, muitos deles, vencedores de festivais nacionais de cinema amador. Aos 19 anos foi estudar na prestigiada academia cinematográfica de Praga, a Famu, onde desde cedo se destacou. Seu projeto final de graduação, um curta-metragem em preto-e-branco Guernica (1978) conquistou o primeiro prêmio do Festival Internacional de Cinema Estudantil de Karlovy-Vary.

Após se formar, voltou para a Iugoslávia e foi trabalhar para a televisão, dirigindo filmes, dentre eles Bar Titanic, de 1980, que lhe rendeu o primeiro prêmio no Festival de Telefilme de Portoroz (Eslovênia). Seu primeiro filme para cinema, Você se lembra de Dolly Bell, de 1981, foi um sucesso internacional de público e crítica, valendo-lhe o Leão de Ouro de diretor estreante.

A partir daí, seu sucesso foi crescendo e seus filmes ganhando prêmios internacionais, como a Palma de Ouro para Quando papai saiu em viagem de negócios e Undergroud – Mentiras de Guerra e o Urso de Prata para Sonho Americano. Foi escolhido para presidir o júri do Festival de Cannes de 2004.

Seu currículo conta com mais de 12 filmes, sendo que seu último, Maradona by Kusturica, um documentário sobre a vida do jogador de futebol argentino Diego Maradona, estreou no último Festival de Cannes e foi muito bem recebido, tanto pela crítica, como pelo público.

No mês de junho o Projeto Fã Cine apresenta esse grande cineasta tão pouco conhecido pelos brasileiros. Venha rir e se emocionar com os filmes de Emir Kusturica!

Projeto "Fã Cine" - Emir Kusturica | Sempre às 14h

07/06 | Quando papai saiu em viagem de negócios, 1985.
14/06 | Vida Cigana, 1988.
21/06 | Um sonho americano, 1993.
28/06 | A vida é um milagre, 2004

2 comentários:

  1. Espero não estar sendo a primeira a ler como estou sendo a primeira a comentar. Gostei da idéia de uma pequena introdução sobre diretor/filme/enfim contextualização. Bacana, Inês. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal mesmo, e o Filme tb eh muito bom!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários