domingo, 1 de junho de 2008

Bang Bang na tela do Carcará

por Inês Amorim

O Cine Volta ao Mundo de junho apresenta um dos gêneros mais populares de cinema: o Faroeste, ou Western. Este gênero tem como cenário o oeste dos Estados Unidos, e geralmente narram histórias sobre o estabelecimento de grandes propriedades, das lutas contra os índios e a sua segregação, das corridas ao ouro e guerras, como a Guerra Civil.
A personagem típica dos filmes de Faroeste é o cawboy solitário. Criadores de gado, pistoleiros, aventureiros, jogadores, xerifes, garimpeiros ou, simplesmente, vadios, que vagueia de cidade para cidade, possuindo apenas a roupa que traz no corpo, um revólver e um cavalo.
As cidades são compostas, geralmente, de apenas uma avenida principal onde se destacam o saloon (local de jogos, bebidas, eventualmente, prostituição), e a cadeia, onde reside o xerife. Os únicos sinais da chegada de tecnologia nas cidades são o telégrafo, constantemente destruídos por grupos de bandidos ou pelos índios, a locomotiva, e a imprensa.
Nos filmes costuma haver muita violência: duelos, brigas, muito tiro. As pessoas vivem em perigo e a violência surge como a única forma de garantia de segurança A idéia de viagem é uma constante: os vaqueiros atravessam longas extensões de território com o gado; as diligências cortam as estradas ermas, parando em algumas parcas estalagens; as caravanas percorrem as planícies inóspitas e, às vezes, há um forte a marcar a presença militar dos colonizadores.
Há sempre a luta do bem contra o mal, o mocinho sempre vence o bandido e termina nos braços da mais bela dama do local.

Venha se aventurar nesse gênero que há tantos anos conquista legiões de fãs em todo o mundo!

Cine Volta ao Mundo Faroeste – sempre 14h e às 18h30

04/06 | Onde os fracos não têm vez, por Ethan e Joel Coen, EUA, 2007.
11/06 | Os brutos também amam, por George Stevens, EUA, 1953.
18/06 | O bom, o mau e o feio, por Sergio Leone, EUA, 1966.
25/06 | Os Imperdoáveis, por Clint Eastwood, EUA, 1992.

Um comentário:

  1. O blogue do Carcará ficou bem simples, prático e bonito. Parabéns! ^^

    Aproveito para dizer que o adicionei a lista de links no meu blogue. =]

    ResponderExcluir

Comentários