quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Primeiro Laboratório Carcará: CarcaráLAB - Edição

por Rodrigo Castro

Um dos objetivos de um cineclube, se deseja funcionar como tal, é fomentar o debate sobre assuntos que giram em torno do Cinema. Durante muito tempo, anos até, o Carcará funcionou como um mero passador de filmes, uma "entidade estudantil" que estava à disposição de quem quisesse para passar filmes durante a semana. Isso não significa que quem compôs a equipe antes fosse pior do que os que agora estão. Seria extremamente pretensioso pensar que o Carcará atual é melhor que o Carcará antigo. O Cineclube é, e foi formado, antes de tudo, por estudantes voluntários, que dedicam seu pouco tempo livre à exibição de filmes para fruição do público, e que não sejam mero entretenimento gratuito na vida das pessoas, e por isso mesmo está sujeito a erros, como sempre esteve e, provavelmente, sempre estará.


O assunto sobre o que, de fato, pode-se fazer como cineclube vem sendo pauta desde o ano passado nas reuniões dos membros do Carcará, e, depois de tanto adiar os planos, chegou a hora de sair do plano ideal para o da realização. Independentemente do sucesso de público que isso poderá gerar, nas sessões de sábado, antes do filme das 17h, serão realizados debates, conversas, sobre diversos temas do Cinema. Com isso, esperamos preencher uma lacuna que nos incomodava há muito tempo: a falta de respeito que o Carcará possui como grupo cultural dentro da UFV. Por muito tempo foi-se considerado como um grupo de estudantes que devem passar filmes no dia e hora que o proponente quiser. O mais interessante é que isso só começou a partir do momento em que o próprio Cineclube passou a ter uma programação fixa e diversificada durante praticamente toda a semana (atualmente, apenas a quarta-feira e o domingo não possuem mostras fixas).

A ideia principal do CarcaráLAB é de conversar com o público sobre assuntos do Cinema, como edição (tema deste primeiro LAB), indústria, teorias, escolas estéticas, etc, etc, etc - qualquer tema pode virar pauta, e esperamos contar com a participação do público para, inclusive, dar sugestões. Para este mês já estão previstos mais dois LAB: no dia 16, um convidado de Belo Horizonte virá ao Carcará para falar sobre como é fazer um filme (aguarde um post especial sobre este LAB); e no dia 30, um LAB sobre roteiros adaptados, especialmente dedicado às duas mostras Do Livro às Telas do mês. O LAB não tem pretensões de ser uma palestra, ou uma aula sobre alguma coisa, mas sim uma conversa, um debate, em que a participação do público é fundamental para o andamento do mesmo. O Cineclube é formado por amantes do Cinema, sem nenhuma formação acadêmica ou técnica específica na área, e por isso mesmo não possui nenhum expertise na área. Será um encontro de fãs com outros fãs para conversar sobre o que lhes agrada, sem nenhuma regra sobre o que deve ser falado.

O CarcaráLAB - Edição será dia 9 de outubro, no Cine Carcará (porão do Centro de Vivência da UFV), às 15h. Logo em seguida, será exibido o filme Crime e Castigo, da mostra Do Livro às Telas Fiódor Dostoiévski.

Um comentário:

  1. Massa galera! Mesmo que não bombe e tal, o importante é a movimentação de ideias entre o cineclube e entre todos os que frequentam aquele espaço. Gostei da iniciativa, uma pena ter sido no feriado...

    Olhem ai um curso que vai ter sobre cinema na casa da Mae Jeane: http://casamaejeane.blogspot.com/

    Talvez os interesse!

    Abraços,
    Siça

    ResponderExcluir

Comentários