quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Caça ao tesouro em Minnesota - Fã Cine Irmãos Coen

por Rodrigo Castro

E, mais uma vez, os Irmãos Coen exibem toda a força de seu humor ácido e diálogos bem feitos em Fargo, que ganhou o subtítulo português Uma Comédia de Erros (sabe-se lá porque). A história de um marido que planeja o rapto da própria mulher para arrancar dinheiro do sogro devido a um motivo não explicado é conhecida por muita gente, e costuma acabar mal. Em Fargo não é diferente: o marido, por algum motivo não explicitado, arma o sequestro de sua mulher, a fim de tentar conseguir dinheiro com o sogro - ele repassaria parte do dinheiro do resgate do falso sequestro para os bandidos, e ficaria com o restante -, e, no final das contas, acaba mal. Não só para o marido, mas para todo mundo. E isso é o grande trunfo do filme, que junta um tema delicado, sério, e que causa indignação em muita gente, e o típico humor dos Irmãos, que chegam mesmo a ridicularizar alguns aspectos do tema - e causam risos abertos de situações que, normalmente, não tem a menor graça. Não é novidade para quem assiste a filmes dos Coen: em E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, os cineastas escracham a imagem da Ku Kux Klan, organização racista que ainda atua nos EUA, e que teve seu auge na década de 1920 naquele país.

Joel e Ethan Coen são velhos adeptos da montagem invisível do Cinema, deixando para o roteiro cuidar de toda a genialidade de seus filmes (o que não significa que não há boas jogadas com a câmera, como pode-se comprovar em várias cenas de Fargo e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?). Como assinam os próprios roteiros que filmam, os Coen demonstram toda a força e talento que possuem nos diálogos dos filmes, juntamente com trilhas sonoras muito bem encaixadas, além dos efeitos especiais e outros elementos que compõem a feitura da obra. E, acima de tudo, são grandes brincalhões: já no início do filme aparece um texto em que afirmam ser o filme uma história real, do qual os nomes verdadeiros dos personagens foram trocados em respeito aos mortos nos episódios - tudo como manda o script de produções desse tipo. Foi, nas palavras dos próprios diretores, uma mentira: "Nós pensamos que as pessoas nos permitiriam fazer coisas que geralmente não permitem em filmes ficcionais, pois tudo o que estaria na tela seria justificado pelos 'fatos reais'". Na mesma entrevista para o blog The Hollywood Interview os diretores contam sobre a reação de dois extremos do público de Minnesota: alguns gostaram e se consideravam numa posição privilegiada para apreciar o filme, enquanto outra parte considerou o filme exagerado e cruel.

O grande perdedor Jerry, que não
consegue nem mesmo forjar o 

sequestro de sua mulher
O que torna Fargo um filme único é a composição dos personagens, altamente complexos em toda a sua simplicidade, além da fidelidade dos sotaques e expressões regionais - o que inclusive, na opinião de Pablo Villaça, é um empecilho para a aceitação do filme entre o público brasileiro. Os personagens são pessoas comuns: um vendedor de carros que trabalho na loja do sogro (que é rico e pouco se importa com a situação do genro) que é um grande perdedor, daquelas pessoas para quem nada dá certo, tudo conspira contra o seu sucesso. A mulher do vendedor é uma típica dona-de-casa, faz seus serviços cuidando da casa e assiste à TV no tempo livre. Os sequestradores formam uma dupla que não se dá muito bem, sendo que um é extremamente calado, do tipo que "fala" por suas ações (o que pode ser entendido por matar pessoas), e o outro fala, de fato, além do limite. A atuação que foi mais aclamada coube a Frances McDormand, que merecidamente levou o Oscar de Melhor Atriz, em 1997. Além de Frances, que é mulher de Joel Coen e participou de diversos filmes dos Irmãos, o elenco é um show a parte: Steve Buscemi, William Macy e Peter Stormane são alguns dos grandes nomes desta obra-prima.

Uma curiosidade interessantíssima: graças à brincadeira de Joel e Ethan sobre o filme ser baseado em fatos reais, surgiu uma lenda urbana nos EUA de que as pessoas foram ao estado de Minnesota em busca da maleta de dinheiro que o sequestrador enterra numa determinada cena do filme.

Fargo será exibido dia 15 de outubro, sexta-feira, às 16h e às 18:30, em sessões comentadas, no Cine Carcará - porão do Centro de Vivência da UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários