domingo, 13 de junho de 2010

Colapso (Collapse, 2009)

Duração: 1h22min
Sinopse: Americanos em geral gostam de ouvir boas notícias. Eles gostam de acreditar que um novo presidente vai corrigir erros antigos, que a energia limpa vai substituir o óleo sujo e que irá definir uma nova visão da economia em linha reta. Especialistas americanos tendem a restringir seu pessimismo e esperam pelo melhor. Mas ninguém está preparado para o pior?

Conheça Michael Ruppert, um tipo diferente do americano. Um ex-policial de Los Angeles que se tornou repórter independente, ele previu a atual crise financeira em seu boletim autônomo, "From the Wilderness", num momento em que a maioria dos analistas de Wall Street e Washington ainda estavam se negando a ver a verdade.

Sentado em uma sala que parece um bunker, Ruppert reconta sua carreira como um pensador radical e explicita as crises que vê pela frente. Ele baseia-se nas mesmas reportagens e os dados disponíveis para qualquer usuário de Internet, mas ele aplica uma interpretação única. Ele é particularmente apaixonado sobre a questão do pico do petróleo, a preocupação levantada pelos cientistas, desde os anos setenta, de que o mundo acabará por ficar sem combustível fóssil. Enquanto outros especialistas debatem esta questão em tom comedido, Ruppert não se detem a acionar um alarme, que retrata um futuro apocalíptico. Ouvindo seu fluxo rápido de opiniões, o espectador pode questionar parte da retórica como sendo paranóica ou iludida, e balançar a respeito do que fazer com o seu extremismo.

Colapso também serve como um retrato de um solitário. Ao longo dos anos, Ruppert manteve-se firme naquilo que acredita, apesar da oposição feroz. Ele descreve candidamente os sacrifícios e as motivações em sua vida. Enquanto outros observadores analisam detalhes da crise econômica, Ruppert vê isso como algo sintomático de nada menos do que o colapso da civilização industrial em si. (Fonte: site oficial do filme)
Dirigido por: Chris Smith
Trailer:


Exibições: 18/06/2010 | 16:00 e 18:30