quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cineclube Carcará Especial 40 Anos

MOSTRA "QUATRO DÉCADAS DE CINEMA"


A programação do Cineclube Carcará do mês de novembro homenageia os 40 anos do Cineclube exibindo, durante quatro semanas, os filmes que marcaram suas décadas desde 1970. As exibições acontecerão de quinta-feira a sábado, a partir de hoje, sempre às 16h e 18h30, e cada semana representa uma década do Cinema.

Além da Mostra Especial, o Carcará, em parceria com o Vinil Brasil, comemorará seus 40 anos no Galpão dia 14 de novembro (próximo sábado), com uma festa que une poesia, música, cinema e cultura, e terá shows com Zé Trindade e O Quinto. Os ingressos já estão à venda com os membros do Cineclube.


ANOS 70


TAXI DRIVER

Sinopse: Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Dirigido por: Martin Scorsese

Duração: 114 min


Exibições: 05/11/2009 | 16:00 e 18:30



ÚLTIMO TANGO EM PARIS

Sinopse: Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.

Dirigido por: Bernardo Bertolucci

Duração: 123 min


Exibições: 06/11/2009 | 16:00 e 18:30



O AMULETO DE OGUM

Sinopse: Para entreter alguns ladrões, um tocador de viola cego conta a história de um homem nordestino, envolvido com uma vida de crimes no subúrbio do Rio de Janeiro, conhecido como aquele que tinha o corpo fechado por Ogum.

Dirigido por: Nelson Pererira dos Santos

Duração: 112 min


Exibições: 07/11/2009 | 16:00 e 18:30



ANOS 80


BLADE RUNNER

Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Dirigido por: Ridley Scott

Duração: 118 min


Exibições: 12/11/2009 | 16:00 e 18:30



O ILUMINADO

Sinopse: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Dirigido por: Stanley Kubrick

Duração: 144 min


Exibições: 13/11/2009 | 16:00 e 18:30


ELES NÃO USAM BLACK TIE

Sinopse: Um chefe de família e ativo líder sindical entra em conflito com o filho também operário, mas contrário aos seus valores de solidariedade de classe. Adaptação da peça teatral homônima de Gianfrancesco Guarnieri.

Dirigido por: Leon Hirszman

Duração: 120 min


Exibições: 14/11/2009 | 16:00 e 18:30



ANOS 90


PULP FICTION

Sinopse: Dois assassinos profissionais devem fazer cobrança para um gângster; um deles forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, boxeador se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Dirigido por: Quentin Tarantino

Duração: 154 min


Exibições: 19/11/2009 | 16:00 e 18:30



LANTERNAS VERMELHAS

Sinopse: No interior da China nos anos 1920, jovem de 19 anos de idade perde os pais e é forçada a se casar com um homem 50 anos mais velho. Ele é um senhor poderoso e que já possui três outras mulheres vivendo cada uma numa casa. Há uma competição entre elas, e o homem escolhe com qual irá passar a noite, deixando uma lanterna vermelha acesa na frente da casa.

Dirigido por: Yimou Zhang

Duração: 125 min


Exibições: 20/11/2009 | 16:00 e 18:30



TERRA ESTRANGEIRA

Sinopse: O plano econômico do governo Collor projeta o país no caos. A vida de Paco, um jovem estudante paulista, desmorona com a morte da mãe e o fim de um sonho de ser ator. Paco decide deixar o Brasil. Para isso, aceita levar um objeto contrabandeado para Lisboa. Lá, conhece Alex, o amor e o perigo da morte...

Dirigido por: Walter Salles

Duração: 100 min


Exibições: 21/11/2009 | 16:00 e 18:30



ANOS 00


AMORES BRUTOS

Sinopse: Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.

Dirigido por: Alejandro González Iñarritu e Fernando Pérez Unda

Duração: 153 min


Exibições: 26/11/2009 | 16:00 e 18:30



SANGUE NEGRO

Sinopse: Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.

Dirigido por: Paul Thomas Anderson

Duração: 158 min


Exibições: 27/11/2009 | 16:00 e 18:30



ESTÔMAGO

Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

Dirigido por: Marcos Jorge

Duração: 112


Exibições: 28/11/2009 | 16:00 e 18:30