segunda-feira, 16 de março de 2009

Wes Anderson - Biografia


A vida cinematográfica de Wes Anderson
O diretor homenageado da semana é o inovador Wes Anderson. Wesley Wales Anderson nasceu dia 01 de maio de 1969, em Houston, no Texas – Estados Unidos. Estudou na St. John´s School, uma escola privada de Houston, onde filmou anos mais tarde seu segundo longa Três é demais. Estudou Filosofia na Universidade do Texas, onde conheceu seu principal colaborador, o ator Owen Wilson.
A parceria cinematográfica de Wes e Owen começou em 1994, quando produziram o curta-metragem Pura Adrenalina. Encorajados pelo produtor James Brooks e com sua ajuda, a dupla realizou um longa com o mesmo título do curta. O filme deu tão certo, que Wes ganhou o MTV Movie Awards de melhor diretor estreante. A partir daí, a carreira dos dois começou a decolar.
A próxima empreitada de Wes foi em 1998, quando dirigiu, escreveu e produziu a comédia Três é demais, filme que o vez conquistar o Independent Spirit Awards de melhor diretor.
Em 2001, Owen volta a trabalhar com Wes na bem sucedida produção Os Excêntricos Tenenbaums como roteirista e ator. A parceria mais uma vez deu tão certo que a dupla foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original, mas perderam para Assassinato em Gosford Park.
O último grande sucesso de Wes foi A Vida Submarina de Steve Zissou, na qual escreveu, dirigiu e produziu, além de contar com Owen Wilson no elenco.
Os filmes de Wes são carregados de dilemas pessoais, com uma boa dose de humor negro. Nessa semana, o Carcará exibe na quarta (18) A Vida Submarina de Steve Zissou. Na quinta (19) é a vez do curta-metragem Hotel Chevalier que introduz o longa Viagem a Darjeeling, exibidos na sequência. Na sexta (20) é o dia de apreciarmos Os Excêntricos Tenenbaums. Já no sábado (21), fechando a mostra, exibiremos Rushmore (Três é demais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários