sábado, 9 de agosto de 2008

Muito além de Hal Ashby [Fã Cine - Agosto]

por Inês Amorim

William Hal Ashby, o mais novo de quatro irmãos de uma família mórmon, de Ogden, Utah, EUA, nasceu dia 02 de setembro de 1929. Desde cedo, vivenciou diversas situações familiares complicadas, como o divórcio de seus pais, o suicídio do seu pai, sua saída da escola, seu casamento e divórcio. Tudo isso antes dos 19 anos.

Resolveu ir para a Califórnia. Lá, começou a trabalhar na gráfica dos Estúdios da Universal. Após alguns anos, começou a trabalhar como assistente de edição em diversos estúdios, como o MGM, onde conheceu um jovem mensageiro chamado Jack Nicholson. Logo assumiu a carreira de montador, sendo seu primeiro trabalho The Loved One, atuando principalmente nos filmes de Normam Jewison. Ganhou diversos prêmios com a montagem do filme No calor da Noite, incluindo o Oscar.
Quando resolveu seguir a carreira de diretor, o amigo Jewison lhe deu um roteiro daquele que seria seu primeiro filme: The Landlord, de 1970. A partir daí, seguiu uma carreira de sucesso, com emblemáticos filmes da década de 1970, como Ensina-me a viver, Muito Além do Jardim e Shampoo. Seus filmes são carregados por dilemas humanos, o que permitiu excelentes atuações de muitos grandes atores, como Peter Sellers, Jane Fonda e Jack Nicholson.
Indicações aos maiores prêmios do cinema sempre foram comuns na carreira de Ashby. Sendo que seu único Oscar foi pelo drama Amargo Regresso, de 1978.
Ashby sempre teve muita dificuldade de lidar com o sucesso devido a sua peculiar personalidade. Como escape, recorreu a drogas e a uma vida solitária. Em 1983 teve um colapso enquanto realizava um filme sobre um show dos Rolling Stones, Let´s Spend the Night Together, no Arizona.
Embora tenha se restabelecido, nunca mais foi o mesmo: demorava muito com as produções de seus filmes, sendo que muitas vezes, outros profissionais tiveram que concluir seu trabalho. Aos poucos, os trabalhos foram sendo cada vez mais escassos e a depressão passou a tomar conta dele. No final dos anos 80 descobriu que tinha câncer no fígado e em 28 de dezembro de 1987, faleceu em Malibu, EUA.
O ator Sean Penn dedicou seu primeiro filme como diretor, Unidos pelo Sangue, para Hal Ashby e John Cassavetes, apesar de nunca ter trabalhado com nenhum dos dois.
Por não ter um estilo visual fixo, muitos críticos alegam que ele não possuía estilo, recharçando-o ao segundo plano, uma verdadeira injustiça, pois seus filmes são belíssimos e instigam a reflexão sobre a vida e as relações humanas. Pena que críticos não entendem filmes sensíveis...
O Cineclube Carcará tem a honra de trazer as principais obras desse esquecido diretor, mas que tanto contribuiu para o bom cinema hollywoodiano. Nos sábados de agosto, Fã Cine é
Hal Ashby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários