terça-feira, 29 de abril de 2008

"Luzes do Cinema" por Inês Amorim

Charles Spencer Chaplin nasceu em um subúrbio de Londres, em 16 de abril de 1889, filho da atriz de comédia Lily Harley e de um artista do music-hall, que abandonou a família quando Charles ainda era pequeno. A mãe do futuro cineasta teve sua carreira precocemente interrompida devido uma grave faringite. O pequeno Charles precisou estrear no mundo artístico com apenas cinco anos, em um teatro muito freqüentado por soldados. Embora não fosse um local muito adequado para uma criança, foi lá que Charles Chaplin teve oportunidade de começar a desenvolver seu lado artístico.

Apesar da infância muito pobre e muita sofrida, tão bem retratadas mais tarde em seus filmes, Chaplin mostrou seu incontestável talento, e aos 8 anos foi contratado por um grupo de bailarinos, o Eight Lancashire Lads Nessa mesma época, dois fatos marcantes ocorreram em sua vida: a morte de seu pai e a internação de sua mãe em um sanatório.

Deixou o grupo de bailarinos e assinou seu primeiro contrato como ator, interpretando um mensageiro numa versão para o teatro de uma obra sobre Sherlock Holmes. A partir daí sua vida começou a melhorar. Após o teatro, conseguiu um emprego no Circo Casey, onde desenvolveu suas habilidades cômicas e conseguia arrancar gargalhadas do público.

Do circo foi para a companhia do acrobata Fred Karno, onde trabalhou como palhaço e rapidamente superou todos os artista e se tornou a estrela do show Fan Facture. Foi fazendo parte dessa companhia que foi pela primeira vez para os EUA, onde sua carreira mudaria completamente. Chegando lá, começou a trabalhar com Arthur Stanley Jefferson, que mais se tornou conhecido e amado como Stan Laurel, o Magro da conhecida dupla O Gordo e o Magro. A atuação de Chaplin foi admirada pelo produtor de filmes Mack Sennet, que o contratou para seu estúdio, o Keystone Film Company. Embora inicialmente Chaplin tivesse dificuldade para se ajustar ao estilo de ação da Keystone, logo se adaptou e viu no cinema a melhor forma de expressar sua arte.

Em 1919 fundou seu próprio estúdio, o estúdio United Artists com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W.Griffith. Apesar da sonoridade no cinema ter começado a se desenvolver a partir de 1927, o primeiro filme de Chaplin a utilizar som foi Tempos Modernos, em 1930, no qual a personagem do próprio Charles canta.

Por seu posicionamento político de esquerda, sobretudo observado no grande sucesso Tempos Modernos, Charles Chaplin foi expulso dos EUA na época conhecida como Macarthismo e escolheu a Suíça como seu novo lar.

Seu principal personagem, Carlitos, marcou e conquistou gerações com seu jeito simples, doce e desengonçado. O adeus do personagem se deu no drama Luzes da Ribalta de 1952.

Além de diretor, Charles Chaplin foi ator, roteirista e compunha as trilhas sonoras de seus filmes, realizou 71 curtas metragens e 13 longas metragens. Foi casado quatro vezes, teve 11 filhos, foi condecorado com o título de Sir pela coroa britânica e ganhou dois Oscars: um pela música original de Luzes da Ribalta e outro pelo conjunto de sua obra. Este último, quando recebido, foi aplaudido por mais de 5 minutos por uma platéia inteira de pé.

O mundo se despediu do maior nome do cinema mundial dia 25 de dezembro de 1977, na cidade de Corsier-sur-Vevey, na Suíça, aos 88 anos, vítima de um derrame cerebral.

Venha conhecer um pouco mais desse ícone do cinema mundial no mês de maio, no Cine Clube Carcará com o Projeto Fã Cine.

Projeto "Fã Cine" - Charles Chaplin

03/05
– às 14h | Luzes da Cidade (1931)
17/05 – às 17h | Luzes da Ribalta (1952)
24/05 – às 14h | Monsieur Verdoux (1947)
31/05 – às 14h | Um Rei em Nova York (1957)


"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair imaginação".
Charles Chaplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários